Se você deseja saber como decorar um texto para apresentação, oratória, prova ou para qualquer tipo de finalidade, você chegará ao final desse artigo com as técnicas e ferramentas necessárias para aprimorar sua capacidade de memorização.

Milhares de pessoas já foram beneficiadas com essas dicas de como decorar um texto, portanto leia o conteúdo com calma e coloque as técnicas em prática.

É muito comum sofrermos de perda de memória, e pode ser que você precise de algumas técnicas para memorizar textos melhor.

Eu, por exemplo sempre tive esse problema, que pode ser ocasionado por diversas causas, entre elas a ansiedade.

Quem nunca teve um “branco” no meio de uma apresentação na escola ou na faculdade?

Quem nunca se esqueceu daquele assunto importantíssimo no meio de uma prova e foi mal por isso?

Eu já passei por situações como essas dezenas de vezes, tanto na escola como depois, na faculdade, e as vezes me faltaram alguns macetes e técnicas para decorar textos melhor.

técnicas para memorizar

Sempre foi difícil para mim decorar textos, conceitos e qualquer coisa que não me interessava muito.

O que me interessava eu não decorava, eu aprendia.

Naquela época, tudo o que eu precisava era dessas técnicas de como decorar um texto de forma rápida e certeira.

Porém sabemos que mesmo que adoremos nosso curso da faculdade, sempre terão algumas matérias que não sejam do nosso interesse e que precisamos delas para passar de semestre.

O mesmo acontece com o vestibular, provas para concurso público e até mesmo no mercado de trabalho, em que muitas vezes precisamos decorar textos para apresentações, palestras e oratórias.

As vezes a memória vai embora em um piscar de olhos, e geralmente ela está relacionada ao nosso estado emocional.

como decorar um texto em 30 minutos

No meu caso, eu sou muito ansiosa e tímida, dois fatores bem agravantes para esquecer falas no meio de apresentações, e até em gravação de vídeos aqui para o blog também posso ter alguns problemas de memorização.

Ao longo dos anos, fui tentando criar mecanismos e técnicas para memorizar melhor e conseguir ir bem nas provas que eu precisava fazer.

As vezes, com um pouco de treino é possível conseguir memorizar qualquer coisa que for preciso. Eu encontrei alguns mecanismos que me ajudaram muito e vou passar cada um deles para você aqui embaixo, depois é só colocar em prática e aprender as melhores técnicas de como memorizar qualquer texto rápido.

Em tempo, clique no link abaixo caso queira se aprofundar no assunto e ter uma memória verdadeiramente BLINDADA:

Curso online completo Memória Blindada

Então vamos ao que interessa…

Com as técnicas abaixo você pode aprender como decorar um texto em um dia ou até mesmo como decorar um texto em 30 minutos!

5 Técnicas de Como Decorar um Texto Rápido

1) Esta técnica para decorar textos é essencial para qualquer pessoa em véspera de provas ou apresentações: dormir bem.

tecnicas de memorização

Isso mesmo, quando você dorme é o momento em que seu cérebro irá consolidar aquilo tudo que você leu e aprendeu durante o dia.

Por isso, é importante dormir em média 8 horas para estar com a mente sã no dia seguinte, e poder ter dado a oportunidade do seu cérebro captar seus estudos do dia anterior e ter aquilo fixado, é uma ótima técnica para memorizar qualquer texto.

2) A segunda técnica para decorar textos é: não grifar o texto.

como decorar um texto em um dia

Eu não recomendo. Adorava ficar grifando texto de tudo, mas no final não tinha aprendido e entendido nada!

Uma confissão: eu adoro cores e ficava vidrada naquela cor amarela forte do marca texto no papel. Hoje vejo que era uma distração do que realmente importava: decorar o texto! 

O certo é você prestar atenção em cada frase, e parar, entender, para depois prosseguir no texto.

O ato de grifar só distrai a nossa mente para algo que não é relevante e não é uma das melhores técnicas para decorar um texto.

3) Essa é uma das técnicas para decorar qualquer texto que eu mais usei durante toda minha vida de estudante, e sempre me ajudou muito a conseguir tirar boas notas, tanto na escola como na faculdade.

Ela consiste em criar resumos sobre os assuntos que você precisa memorizar, pois quando você escreve acaba exercitando seu cérebro para aquilo, desde que você não o faça no automático, é claro.

como decorar textos para apresentação

Por isso, é interessante escrever à mão nessa técnica para memorizar, pois o cérebro fica menos distraído do que no computador, mas pode ser digitado também se você preferir.

Comigo essa é uma das técnicas para decorar textos que foi mais eficiente, eu criava resumos nas vésperas de provas, o pessoal da sala pedia para estudar através deles, e eu ia super bem porque havia escrito aquilo, e não apenas lido. Ajuda muito!

Detalhe, muitos dos meus amigos que estudavam com o meu resumo iam mal na prova, um  claro sinal de que apenas ler nem sempre é a forma ideal de decorar o texto.

4) Uma dica bastante útil é você praticar e treinar fazendo exercícios relacionados aos assuntos que precisa memorizar, inclusive simulados e testes em geral.

como decorar um texto

Isso vai fazer com que seu cérebro, de fato, aprenda aquilo que está sendo visto, e consequentemente a memorização relacionada ao assunto será muito melhor.

Portanto, para saber como decorar um texto para provas, vestibulares e concursos, nada melhor do que pegar aquela apostila cheia de exercícios e ir fazendo um por um, para aprender de verdade a matéria e se dar super bem no momento crucial.

5) Essa técnica para memorizar é a mais legal de todas, porque você pode memorizar melhor diversos assuntos assistindo filmes e vídeos sobre ele.

memorizar melhor

Clique no link abaixo e veja mais vídeos sobre o assunto:

Curso online completo Memória Blindada

Quando vemos imagens e ouvimos áudio, ativamos outros pontos cruciais na memória do nosso cérebro, e não apenas o analítico da leitura.

Isso fará com que a memorização de textos seja muito mais fácil, pois a mente terá 3 vezes mais chances de encontrar o que você precisa se lembrar.

Então pratique muito essa técnica para memorizar qualquer texto ou assunto.

Com tantos sites na internet para assistir filmes, documentários e vídeos de forma gratuita, é quase impossível não encontrar nada relacionado ao assunto que você precisa decorar o texto.

Portanto divirta-se e melhore sua memória com essa técnica incrível de memorização de texto.

Porém…talvez você seja como eu e precise ir um pouco além dessas dicas!

Sim, mesmo com todas essas técnicas eu ainda tenho muita dificuldade em certos momentos, e os “brancos” são algo comum até hoje.

Isso me fez ir atrás de novas dicas de como decorar um texto rápido, e descobri que 2 amigos, que sempre tiveram o mesmo problema que eu, haviam feito um curso com “um tal de Renato Alves”.

Decidir pesquisar sobre o curso, e descobri que o Renato Alves foi o primeiro brasileiro a receber homologação oficial de memória no Brasil pelo Guinness Book, o livro dos recordes nacional. Nada mal né?

método renato alves

Ele desenvolveu uma técnica para memorizar textos inédita capaz de aumentar as chances de qualquer pessoa ir bem em provas, vestibulares, concursos, palestras e apresentações.

É um método eficaz e 100% comprovado, e ainda já tinha 2 amigos que recomendaram o tal curso!

Então, claro que eu resolvi testar por perceber que se tratava de algo realmente idôneo, confiável e com credibilidade.

Não era apenas mais um curso.

Era O MÉTODO passo a passo ensinado pelo recordista em memorização.

Depois de pesquisar muito, vi que o Renato já esteve em diversos jornais, revistas e programas de televisão em rede nacional, como Globo, Record e Band, ele é fera mesmo.

A verdade é que eu fiz o curso dele e simplesmente me ajudou MUITO.

Não são técnicas para memorizar criadas por mim, nem por qualquer outra pessoa, mas pelo cara que possui o título de maior memorizador do Brasil, que já ensinou e ajudou milhares de pessoas de todo o país a saber como memorizar qualquer texto ou assunto de forma rápida e eficaz.

Espero que você tenha gostado das dicas, e que elas sejam de alto valor para você.

Minha intenção neste artigo é mostrar que problemas de memorização de textos podem ser melhorados com treino e prática, portanto basta ir na direção certa, praticar e tornar sua memória inesquecível em todos os momentos da sua vida, principalmente naqueles cruciais.

Aproveite para compartilhar esse artigo e deixe um comentário abaixo caso essas dicas tenham te ajudado!

Até mais 🙂


16 comentários

Helena · 1 de julho de 2017 às 4:05 am

Já uso esta técnica de “escrever” para memorizar mas, ainda encontro algumas dificuldades pois, para mim ainda é a forma mais apropriada. Não descartando o durmir para adquirir assimilação do subconciênte. Um abraço obrigada gostei muito.

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:57 am

    Fico feliz que tenha gostado 😉

Diogo · 27 de janeiro de 2017 às 3:39 am

Excelente dicas e artigo. Parabéns.

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:57 am

    Que bom que gostou! 🙂

Mendes · 8 de janeiro de 2017 às 11:55 pm

Show.

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:59 am

    🙂

Vitória Gabrielly · 24 de outubro de 2016 às 7:00 pm

Eu achei bem legal vc está ajudando bastante pessoas assim. Muito Obrigada ajudou muito

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:58 am

    Que bom que você gostou 😉

Ivan Bastos · 3 de outubro de 2016 às 11:52 am

Foi de grande valia. E o mais importante mesmo é estudar e tirar um sono saudável como disse anteriormente.
Eu uso as técnicas para gravar passagens da bíblicas. Essas tecnicas tem me ajudado muito.
Obrigado pelas dicas!

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:58 am

    Legal Ivan, é isso aí!

miriã Santos de Oliveira rocha · 23 de setembro de 2016 às 2:22 am

muitoo legal gostei muito do resultado. me ajudou bastante.

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:58 am

    Que ótimo 🙂

Pedro Henrique · 4 de agosto de 2016 às 8:53 pm

ótimas dicas, agora é hora pra aplicar ela na labuta da vida universitária!

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:59 am

    Sim! Espero que tenha dado certo 😉

Ítalo · 27 de julho de 2016 às 6:34 pm

Muito Bom, Explicou direitinho!

    Iniciativa Virtual · 6 de dezembro de 2019 às 12:59 am

    Legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *