Preparei uma lista com 18 regras para seguir ao criar sites de sucesso, espero que possa te ajudar a se lembrar dos passos importantes quando for construir seu novo site, ou até para aprimorar seu site atual. Não vou entrar em detalhes sobre cada regra, mas o importante é que você se lembre e garanta que você esteja seguindo pelo caminho certo.

sites de sucesso

Regras para Criar Sites de Sucesso

1) Crie um formulário de captura de e-mail para ganhar leads dentro do seu nicho, existem vários excelente softwares que te ajudam nisso, eu uso o Aweber. Os donos de sites de sucesso são espertos o suficiente para saber que o dinheiro está na lista segmentada. Crie um bônus atrativo para o seu público e adquira o máximo de assinantes espontâneos possível.

2) A segurança do seu site é importante, principalmente se ele já alcançou um alto nível em se tratando de acessos e seguidores. Conheço algumas pessoas que já perderam grandes sites por causa de hackers. Existem excelentes plugins para sites em WordPress que fazem um bom trabalho para você, um deles é o Akismet, que é gratuito e indispensável. Criar um site de sucesso dá muito trabalho, não corra o risco de ver tudo indo para os ares. Além disso, garanta que a sua hospedagem faça um trabalho de backup automático constante (muitas já oferecem esse serviço incluso no pacote da hospedagem), você nem imagina como isso pode te salvar, eu mesma já precisei usar backup algumas vezes, assim como já tive cliente com site em hospedagem que não oferece esse serviço, dar problema no site dele e ele por pouco não perde tudo (só não perdeu porque o desenvolvedor do site ainda tinha os arquivos no computador dele – sorte). Há também a opção de alguns plugins para sites em WordPress que fazem esse trabalho.

3) Dê preferência para um domínio .com.br ou, no máximo, .com, e que não seja muito longo, sites de sucesso precisam ser facilmente acessíveis.

4) Seu site precisa ser rápido para ajudar no SEO, portanto fique atento a quantidade de plugins que você instala e, principalmente, na qualidade deles. Se os plugins forem bem programados e tiverem o código organizado, não causarão problemas, caso contrário é melhor escolher um que não vá deixar seu site lento.

5) As redes sociais estão aí para contribuir, porém o ideal é que você não crie milhares de perfis para não atualizar nenhum. É melhor você ter apenas uma fanpage no Facebook, por exemplo, mas bastante atualizada, do que ter fanpage, Twitter, Pinterest e Youtube e não atualizar todas elas semanalmente. Cada rede social tem suas qualidades e peculiaridades, hoje em dia o Youtube é uma das melhores ferramentas para divulgar qualquer coisa, mas o Facebook no Brasil ainda é muito acessado e pode ser uma ferramenta incrível de divulgação também. Redes sociais de imagens, como Instagram e Pinterest também estão em grande ascensão. O importante é manter seus perfis atualizados.

6) Não se esconda, permita e incentive que as pessoas se comuniquem com você, seja através de um e-mail, Skype, Whatsapp, redes sociais e até pelos comentários do seu site. No WordPress, mantenha a moderação dos comentários, mas não deixe de publicar críticas, desde que não sejam ofensivas ou desrespeitosas é claro. Discussões são boas e geram movimento no blog, devem ser bem-vindas, e ninguém consegue mesmo agradar a gregos e troianos, discordar é normal e positivo.

7) Não tenha medo de entrar em nichos bastante competitivos, como o Marketing Digital por exemplo. Se são competitivos é porque há muita gente buscando e oferecendo conteúdo relacionado a isso, mas geralmente tem espaço para todo mundo que é bom.

8) Mantenha-se perto de pessoas com sites de sucesso que trabalhem na mesma área que você. Troque ideias, informações e crie um relacionamento com elas, pode te ajudar muito a criar sites de sucesso.

9) Deixe para fazer as coisas mais importantes e que exigem mais de você pela manhã, quando somos definitivamente mais produtivos. Ao final da tarde e, principalmente, a noite, nossa capacidade de produzir e criar cai pela metade. Para algumas pessoas é melhor trabalhar a noite, algumas de madrugada, mas geralmente é pela manhã que nossa mente está mais “ligada”.

10) Pense em você daqui a 15 anos, olhando para trás vendo o que você está fazendo hoje, o que mudaria ou faria diferente? Comece a fazer agora.

11) Não saia contando para as pessoas sobre o que você vai fazer, simplesmente faça um ou vários sites de sucesso e depois você conta para elas. Isso vai prevenir muita dor de cabeça, e principalmente vai te tirar aquela pressão ou cobrança que os outros as vezes fazem para que você faça aquilo direito. Depois que der certo, você conta.

12) Fique atento a links quebrados em seu site. Existem vários plugins para o WordPress que te mostram se o site está com algum link que, por algum motivo “cibernético” parou de funcionar, e há também ferramentas online na internet que fazem esse trabalho para você. Solucione o problema dos links para que não te prejudique nos rankings dos buscadores.

13) Crie um plano para o seu site, independente do nicho ou finalidade dele. Mesmo que seja apenas um blog de conteúdo, planeje o que você fará com ele pelos próximos 3 meses, planejamento é muito importante e sem ele você dificilmente criará sites de sucesso. Nesse plano inclua como você pretende gerar o conteúdo, divulgar o site e até mesmo suas metas para daqui a 1 ano, 2 anos, etc.

14) Foque em criar várias fontes de tráfego para o site e não apenas uma. O público na internet está por todos os lados e em todos os meios, seja nas redes sociais, no Google, Yahoo e buscadores que você nem imagina que existem, seja vendo vídeos, podcasts e artigos em outros sites e blogs. Atue de várias maneiras, atingindo seu público por onde ele estiver, e será em vários lugares diferentes.

15) Peça coisas para quem você menos imagina que vai ajudar. Mande emails e entre em contato com os donos de sites de sucesso do mesmo nicho que o seu, peça para entrevistá-los e veja o que acontece. De 100 que você fizer esse pedido, pelo menos 1 provavelmente irá aceitar.

16) Invista no futuro, não crie apenas mecanismos a curto prazo para gerar tráfego e receita ao seu site. Você pode até investir em anúncios pagos, onde seu site para de aparecer no momento em que você para de pagar, mas não apenas isso. Faça SEO para resultados mais longos, e crie uma reputação para ser lembrado de forma positiva. Não pense no agora, lembre-se que seu site pode virar um excelente investimento e te trazer ótimos rendimentos.

17) Não desista, desconheço qualquer pessoa ou sites de sucesso que tenham conseguido bons resultados sem antes penar muito! Prejuízo financeiro, desânimo, falta de ganhos e milhares de problemas podem e com certeza vão surgir no meio do caminho, vai de você ultrapassar tudo isso e continuar persistindo, ou desistir e nunca saber como teria sido.

18) Consistência e atualização constantes são exatamente o que seu site precisa para ser bem visto pelo Google e outros buscadores, além de criar uma boa reputação aos olhos de quem acessa. Ninguém procura nada no Google para ver notícia ultrapassada, para isso ele iria buscar em uma enciclopédia. Informação e conteúdo atualizado são lei para sites de sucesso.


3 comentários

FRANCISCO DE OLIVEIRA · 5 de outubro de 2015 às 4:38 pm

Gostaria de saber se é possível usai o wix ao invés de workpress

lia gonzaga · 27 de maio de 2015 às 10:35 pm

P.S :Os erros de português são culpa do corretor automático

lia gonzaga · 27 de maio de 2015 às 10:32 pm

Fiz o download do seu livro e adorei, show de bola,muito bom ,uma bússola. Obrigada. Gostaria de lhe pedir um posto explicando como montar um blog, dizendo para que servem cada um dos recursos tipo plug ins …etc. ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *