Oi pessoal, vim aqui deixar um alerta para quem tem site e blog posicionado no Google, ele poderá ser prejudicado nos próximos dias.

Para quem acompanha canais de comunicação relacionados a SEO no mundo todo, já deve estar ciente da nova atualização do algoritmo do gigante das buscas, que de mês em mês chega para assombrar milhões de sites na internet.

Esta atualização tem o nome de “Phantom” (significa “fantasma”, em português), e ela poderá impactar em até 22% o posicionamento e, consequentemente, o tráfego, de sites com conteúdo genérico no estilo “como fazer”.

google update phantom

Diferente de como aconteceu com outras atualizações famosas, como o Pinguim, que vieram para punir sites e blogs utilizando uma super otimização em determinadas páginas específicas, o “Phantom” vai punir sites inteiros criados e atualizados apenas com o intuito de atrair tráfego (não em informar, passar conteúdo e realmente ajudar as pessoas).

De acordo com fontes, sites de grande autoridade como o eHow, WikiHow e Answers.com, além de milhares de outros sites com estas características de conteúdo, poderão ser afetados pela atualização. Por enquanto, ao que parece, estes sites ainda não sofreram nenhum impacto, porém é bom permanecer em alerta, pois o Google definitivamente não brinca em serviço!

O gigante das buscas ainda não fez nenhum comentário oficial sobre a atualização, por isso o ideal mesmo é se precaver e garantir que o seu blog tenha conteúdo realmente relevante, focado em informar as pessoas que o acessam, sem nos esquecermos de que o algoritmo do Google não passa de um robô, ou seja, uma máquina, sujeito a falhas e brechas, portanto não vamos tratá-lo como se fosse uma pessoa.

google bots

 

Segundo o profissional Diego Ivo, CEO da agência líder em SEO do Brasil, a Conversion, “Movimentos do Google como esses, de reduzir tráfego a sites focados em atrair paraquedistas e sem uma linha editorial clara, podem ser percebidos nos últimos anos. A solução é que as marcas atendam a nichos específicos e tenham linhas editoriais claras”, conclui.

Vale ressaltar que quem foca em conteúdo de qualidade (não pelo SEO, mas pela conversão), e utiliza técnicas WhiteHat de otimização não precisa se preocupar com grande parte dessas atualizações do Google. A intenção deles é prejudicar sites de baixa relevância e que agreguem pouco ao usuário, então se o seu site for de qualidade não se preocupe.


2 comentários

Leandro · 19 de junho de 2016 às 8:22 pm

Muito bom, parabéns!!

Bruno Roberto · 23 de maio de 2015 às 5:13 am

Faço questão de comentar quando acho um blog com conteúdo relevante, Parabéns pela qualidade do seu blog, vejo muita gente ansiosa para publicar algo na internet, na grande maioria informações irrelevante, vi até alguns vídeos seus e pude constatar que realmente você sabe o que está falando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *