Em alta

Widget Fixo na Sidebar e a Conversão

Saiba como um widget fixo na sidebar do seu site ou blog pode ajudar nas conversões. A barra lateral do seu blog é algo importante no marketing online, no sentido de gerar conversões e leads. Muitos não dão tanta importante para a sidebar e todo seu potencial, e caso você também esteja indo por este caminho, pense melhor. Tenha uma sidebar e insira nela elementos que te ajudarão a conseguir mais leads e visualizações de páginas. Adicione um banner de anúncio para ganhar dinheiro. Tome cuidado para não deixar a barra lateral poluída, coloque apenas o que realmente importa para atingir seus objetivos.

Neste artigo vou falar de uma estratégia simples que pode aumentar consideravelmente suas vendas em um blog ou site. Um widget fixo na sidebar do seu site.

O que é um widget fixo na sidebar

Um widget fixo na sidebar é quando você vê um elemento, como por exemplo um banner de anúncio, um formulário de captação de leads ou ícones para redes sociais, e conforme rola a página para baixo, o elemento acompanha a tela e desce junto, de forma fixa no canto da tela do usuário. Desta forma as pessoas tem a sensação de que tudo muda conforme o rolamento, menos aquele elemento, o que fará com que ele chame bastante a atenção dos usuários, podendo aumentar consideravelmente suas taxas de conversão.

Neste simples tutorial vou te ensinar a adicionar um widget fixo na sidebar do seu site em WordPress usando um plugin, o que não vai demorar mais de 10 minutos para você fazer.

Como colocar um widget fixo na sidebar

Vou compartilhar com vocês duas opções de plugins gratuitos bem fáceis de usar para criar um widget fixo na sidebar. O primeiro deles é apenas para colocar um widget fixo na sidebar, e o segundo você pode fazer isso mais adicionar aquele efeito accordion, que é quando os elementos podem ser extendidos na medida em que o usuário clica no botão “+”. Veja exemplo abaixo.

 

1) Q2W3 Fixed Widget plugin (widget fixo)

Este plugin é gratuito e é o mais simples e eficiente em se tratando de widget fixo na sidebar. Não necessita de nenhuma configuração, simplesmente instale e ative o plugin. A partir daí, no menu aparência >> widgets, aparecerá um checkbox em cada widget com a opção de deixá-lo fixo. Faça o download do plugin aqui.

----------------------------------------------------

ASSINE O INICIATIVA VIRTUAL GRATUITAMENTE
Junte-se a mais de 8.000 pessoas interessadas em empreendedorismo digital (100% Anti Spam)

Name
Email *

----------------------------------------------------

widget fixo wordpress

O ideal é utilizar este recurso no widget fixo que se encontrar por último em sua sidebar, pois fica mais harmonioso se o usuário descer a página e o widget fixo acompanhar sem precisar se sobrepor a outros widgets.

Fixed Widget WordPress plugin

Caso você queira fazer algumas alterações nas configurações do plugin, vá em aparência > Fixed Widget options, e altere o que desejar. Caso o widget passe por cima do rodapé do site, adicione a altura do rodapé com um “margin-bottom” no arquivo css do seu site em WordPress e arrume o problema.

2) Standard Widgets Extensions

Este plugin ótimo para criar widget fixo na sidebar permite que você adicione um widget fixo junto com um efeito accordion na sidebar. Veja aqui um exemplo de como pode ficar seu widget fixo. Desça a página que abrir com o link para testar o efeito no widget fixo. Na imagem abaixo tem um exemplo de accordion.

widget fixo na sidebar

Aqui você pode fazer o download do Standard Widgets Extensions. O ideal é utilizá-lo apenas se quiser o efeito accordion na sua sidebar, caso contrário não há necessidade, pode usar o Q2W3 mesmo que funciona perfeitamente e cumpre o que oferece.

Atenção: caso você trabalhe com anúncios do Google Adsense em seu site ou blog, não coloque-o em um widget fixo, pois é contra a política de anúncio deles ok? Utilize para banners que não sejam do Google Adsense, caso queira usar para esse fim.

Que tipos de widgets fixos devo usar em minha sidebar?

– Promova um excelente conteúdo do site (artigo, página, vídeo…)

– Consiga leads para aumentar sua lista de e-mails (deixe seu formulário de cadastro de e-mails como um widget fixo)

–  Consiga mais clicks em anúncios pay per click (consulte as políticas de anúncios da empresa que te fornece os anúncios)

– Consiga mais clicks em seu link de afiliado

Uma excelente opção é essa de utilizar o widget fixo na sidebar para captar e-mails para sua lista, já que conforme as pessoas vão descendo a página e lendo seu conteúdo, elas estarão mais sujeitas a se inscrever para receber as novidades por e-mail.

Deixe um comentário abaixo para me falar como você está usando este recurso do widget fixo na sidebar, e nos diga se está funcionando pra você!

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos clicando em um dos links aqui embaixo.

 

Publicitária por formação, empreendedora digital por vocação e atuação. Aqui você encontrará relatos do meu cotidiano em uma das profissões mais recentes e inacreditáveis do mundo.

8 Comments

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.