Em alta

vetorizar imagens

Vetorizar Imagens Automaticamente

Vou contar uma história para vocês de como aprender a vetorizar imagens automaticamente me ajudou a ganhar mais dinheiro no meu trabalho. Há cerca de dois anos eu recebi uma proposta para criar alguns anúncios para uma grande editora no Brasil. Seria um trabalho gráfico, apenas, e não de planejamento e redação. Eu já havia criado layouts para dezenas de sites, algumas logomarcas e peças de papelaria personalizada em geral, mas nunca anúncios para revistas de tiragem estadual e nacional. Criei alguns poucos em minha faculdade. Bem poucos mesmo.

Aceitei o job para criar alguns anúncios para uma campanha específica, no caso era a mesma arte em vários formatos. Final de ano, o designer oficial deles queria tirar férias no reveillon. Por conhecer alguém na empresa que me indicou, me chamaram meio que às pressas para cobrir o designer, e eu aceitei sem pestanejar.

Não tenho problema em trabalhar no reveillon, feriados em geral e finais de semana, porque faço algo que eu gosto. Porém, quando me passaram o briefing eu gelei, pois quase não sabia mexer no Adobe Illustrator, um dos programas indicados para esse tipo de criação impressa, e não tinha muita noção por onde começar.

A pressão por se tratar de uma editora gigante também pesou, mas eu não queria decepcionar de jeito nenhum. Foi então que em meio a um turbilhão de pensamentos como “por onde eu começo”, “como faço isso no Illustrator”, “como faço aquilo no Photoshop”, “não sei se eles vão gostar do resultado”, “socorro”, decidi pela opção que achei mais segura no momento: contratar um designer freela.

Entrei na plataforma do Workana e publiquei um projeto solicitando proposta para um job de reveillon, e dentre várias opções, optei por uma designer ótima (vi o portfólio antes), que não era das mais baratas nem das mais caras, mas iria cobrar menos do que eu ia receber do cliente, e tinha um portfólio interessante e de qualidade. O cliente me passou o material para trabalhar as peças, assim como a redação, e repassei tudo para a designer, que me ajudou muito e fez um trabalho de excelente qualidade. Eles adoraram, e decidiram me pagar um valor mensal para criar anúncios diversos no ano seguinte.

Por que estou contando essa história toda?

Porque eu me empolguei com o job e pensei: se eu conseguir lucrar 100% do que eles me pagarem mensalmente (tirando os impostos), minha renda mensal já dá uma aumentadinha boa! Tenho um bom conhecimento em design para web, e posso aprender a mexer melhor no Illustrator para criar os anúncios eu mesma. Sem curso nem nada fui aprendendo a mexer no principal, fuçando mesmo. Criei o primeiro anúncio feito por mim para eles. Pediram algumas mudanças e depois aprovaram. Yes! A arte do anúncio que queriam era simples de fazer.

Porém, meu problema surgiu quando no outro anúncio pediram para fazer um bullit (tipo um “splash” com uma mensagem dentro que chame a atenção) que “rasgasse” o fundo do anúncio, como se um dinossauro houvesse passado por alí. Eu não tinha conhecimento técnico em vetor (o Illustrator trabalha com vetores, que são diferentes de imagens e próprios para artes de impressão), e achei que precisaria contratar a designer para esse anúncio. Mas resolvi me dar uma chance, e fui ver se por acaso existia algum programa para vetorizar imagens automaticamente, assim eu poderia transformar um símbolo de rasgo que encontrasse no Google, o qual eu não poderia imprimir no anúncio pois a resolução seria ruim, em um vetor próprio para impressão. Eu poderia vetorizar imagens.

Dei uma pesquisada, e o que encontrei praticamente mudou a minha vida, pelo menos naquele momento dela. Encontrei um programa chamado Vector Magic, que nada mais é do que um sistema automático para vetorizar imagens. Me cadastrei, ele é pago mas te dá duas conversões de graça para testar. Busquei no Google algumas imagens de rasgos de fundo, que já estivessem em png ou até mesmo em imagens de vetor, que para usar precisaria pagar. O resultado foi realmente mágico naquele momento, pois significou que eu ganharia no mínimo o dobro do que ganharia se a designer precisasse entrar na jogada para fazer aquilo pra mim.

----------------------------------------------------

ASSINE O INICIATIVA VIRTUAL GRATUITAMENTE
Junte-se a mais de 8.000 pessoas interessadas em empreendedorismo digital (100% Anti Spam)

Name
Email *

----------------------------------------------------

Então pra você não precisar passar por essa dor de cabeça também, te passo agora uma demonstração do Vector Magic e ao final do artigo uma moral da história.

Saiba Vetorizar Imagens automaticamente

Esse é o painel de entrada do Vector Magic, veja como é fácil vetorizar imagens:

vector magic

Para começar vetorizar imagens, você deve clicar em UPLOAD IMAGE TO TRACE, no box azul com o título “Online”.

Abrirá uma aba para você escolher a imagem que deseja vetorizar em seu computador. Se quiser vetorizar um símbolo, como eu queria para aquele anúncio, o ideal é que a imagem que você pegue tenha um fundo sólido, preferencialmente branco.

Escolha a imagem e clique em abrir.

vetorizar imagem

 

A esquerda, aparece a imagem/foto original que você fez o upload para transformar em vetor.

A direita, aparece a imagem vetorizada. No menu em Detail Level você pode escolher qual vai ser o grau de detalhe na vetorização da imagem, podendo ser baixo (poucos detalhes), médio ou alto (mais detalhado e mais próximo à imagem original). Eu sempre escolho o alto, pois geralmente preciso do vetor igual à imagem.

Após ajustar seu vetor, é só clicar em Download Result lá em cima à direita, e deverá aparecer essa tela para fazer download:

como vetorizar

Escolha se deseja baixar em EPS (vetorizado para o Illustrator), SVG, PDF ou PNG. Eu preciso desse programa porque quero fazer o download em EPS, para vetorizar imagens apenas, pois pra salvar nos outros formatos que não sejam vetor não é necessário usar um programa assim para fazer né?

E pronto, ele irá baixar o arquivo em seu computador, e aí é só abrir o seu Adobe Illustrator e usar a imagem vetorizada. Esse arquivo você poderá mudar de cor, aumentar e diminuir o tamanho sem se preocupar com resolução, e até criar efeitos gradiente, degradê, etc, de acordo com os seus conhecimentos no Illustrator.

Esse simples programinha para vetorizar imagens me ajudou muito, por isso que ele mereceu um artigo só dele aqui no Iniciativa Virtual. É o melhor programa que existe para você vetorizar imagens, os vetores ficam em uma qualidade excelente (a não ser que você coloque lá uma imagem minúscula de baixa resolução, aí o programa pode não reproduzir a imagem com tanto detalhe), é muito rápido e prático, além de fazer com que eu parecesse designer gráfica mais experiente do que era, por criar elementos diferentes para os anúncios, sendo que eu não sabia criar um vetor manualmente no Illustrator, algo que requer um conhecimento extra que eu não tinha.

Resultado dessa descoberta: nunca mais precisei pagar a designer para fazer qualquer peça gráfica para mim, e meus ganhos mensais que o cliente pagava converteram 100% em lucro para a minha agência web. Se você tem como vetorizar imagens de forma simples e prática, como com a ferramenta do Vector Magic quase não existem limites em se tratando de design gráfico, pois poderá criar peças incríveis, até mesmo logomarcas, com uma facilidade absurda e toda a qualidade do mundo.

Moral da história: ter a opção de pagar um freela para fazer qualquer coisa que você precise através do Workana é muito bom, mas aprender a fazer algo você mesmo pode te dar lucros dobrados.

Espero ter ajudado com essa dica, e desculpe pela história longa até chegar nos finalmentes!

Publicitária por formação, empreendedora digital por vocação e atuação. Aqui você encontrará relatos do meu cotidiano em uma das profissões mais recentes e inacreditáveis do mundo.

One Comment

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.