Em alta

seo youtube

SEO Youtube – Vídeo na Primeira Página

Até agora, a maior preocupação e foco do empreendedor online era fazer com que seus sites e blogs aparecessem na primeira página do Google. Isso ainda é extremamente relevante, e alvo de muita dedicação e trabalho dos profissionais que trabalham com Internet Marketing.

seo

No entanto, elementos imagéticos vem ganhando força nos últimos anos, e redes sociais como YouTube, Pinterest e Flickr tornaram-se cada vez mais populares.

Neste artigo abordaremos especificamente o YouTube, essa rede social gigantesca, com mais de 4 bilhões de visualizações de vídeos diárias, até agora muito esquecida ou rejeitada por uma enorme quantidade de profissionais do Internet Marketing.

Mas isso está mudando, e você precisa se atualizar, assim como os outros já estão fazendo há algum tempo.

Iremos abordar o Youtube Marketing bastante aqui no Iniciativa Virtual, mas nesse artigo vou falar de algo básico, porém essencial para começar a produzir vídeos e ganhar dinheiro no YouTube. Você já ouviu falar bastante de Google SEO, mas você sabia que existe uma otimização própria para vídeos no YouTube?

Vamos falar sobre SEO Youtube.

SEO Youtube – Por onde começar

Atualmente, possuir um determinado conteúdo em destaque nos buscadores e redes sociais pode fazer toda a diferença para um profissional de Internet Marketing. O SEO no Youtube fará com que seus vídeos apareçam na primeira página desta rede social, de forma que mais usuários tenham acesso a eles.

Antes de aplicar as técnicas de SEO para Youtube que passarei abaixo, nunca se esqueça de que o conteúdo que você deseja que seja acessado por milhares de pessoas deve ser bem elaborado, original e que acrescente algo para o público que você conversa.

Mais do que isso, ele deve ser altamente relevante e captar a atenção do usuário. Caso contrário, de nada adianta fazer um super SEO Youtube e, quando as pessoas acessarem seu vídeo, não se interessarem pelo conteúdo, saindo da página dele rapidamente e, na pior das hipóteses, marcando o vídeo com o sinal negativo (ruim).

Não se preocupe com os haters, que existem aos montes na internet e podem ser qualquer pessoa com pouca coisa para fazer e muito veneno para destilar (anonimamente, é claro). Um vídeo com muitos acessos, por melhor que seja, sempre receberá alguns sinais negativos e, muitas vezes, até comentários ofensivos. Releve.

Eu gravei esse vídeo demonstrando o passo a passo para o SEO Youtube, ou você pode continuar lendo o passo a passo abaixo.

conteúdo de qualidade

Foque em passar o melhor conteúdo, para que os internautas realmente interessados no assunto possam ser ajudados e aprovar seu vídeo.

Com certeza o seu trabalho de SEO Youtube começa aí. Ou você acha que o algoritmo desta rede não está programado para rankear vídeos com muitos pontos negativos, de diferentes usuários, lá para outras páginas que não a primeira?

As pessoas tendem a retribuir quem as ajuda, mesmo que de maneiras simplificadas.

Se o seu vídeo ajudar alguém interessado naquele assunto, existem grandes chances daquele internauta retribuir com um sinal positivo no mesmo, ajudando a alavancá-lo para você.

Portanto, crie vídeos altamente relevantes, focados no seu público-alvo, e parta para o próximo passo.

SEO Youtube – O Passo a Passo

Estratégias de SEO, independente da rede social ou plataformas de mecanismos de busca, podem se estender a dezenas ou milhares.

Poucos são os profissionais de SEO que conhecem a maioria. Para conhecer todas seria impossível, nem os próprios criadores dos algoritmos do Google, por exemplo, sabem 100% sobre o funcionamento do mesmo.

Porém, é possível alcançar o objetivo desejado, a primeira página, usando um conjunto de estratégias que resultem no sucesso do conteúdo na internet.

Direcionando estas estratégias para o Youtube, o trabalho pode ser um pouco mais fácil do que nos buscadores como o Google.

Isto porque a quantidade de resultados para uma determinada busca neste segundo, ainda é infinitamente maior do que no primeiro.

E sempre será, por uma questão lógica: o Google mostra resultados de sites, blogs, vídeos, imagens, mapas, etc, enquanto o Youtube mostra, exclusivamente e obviamente, resultados de vídeo.

Então vamos ao passo a passo para trabalhar o SEO Youtube:

Passo #1: Busque o arquivo de seu vídeo pronto em seu computador

Passo #2: Clique no arquivo com o botão direito do mouse, e no menu que aparecer abra Propriedades

Aparecerá uma tela como abaixo.

youtube marketing

Passo #3: No campo apontado pela seta (imagem acima), digite o nome do arquivo do vídeo, inserindo apenas a palavra-chave nele.

Por exemplo, se a palavra-chave for SEO Youtube, o nome do arquivo seria apenas seo-youtube. Use o “-” para separar cada palavra.

No entanto, como SEO Youtube é uma palavra muito genérica, e ainda em inglês, fica muito difícil conseguir ranquear rapidamente no Youtube.

Testando hoje, dia seguinte à publicação do vídeo que publiquei no Youtube relacionado a este artigo (30/03/15), os primeiros resultados são todos em inglês, mesmo minha conta estando configurada para Youtube do Brasil, em português.

Portanto, resolvi fazer o seguinte: Usar o nome de arquivo seo-youtube-video-na-primeira-pagina, ao invés de apenas seo-youtube, pois assim consigo ranquear facilmente para o segundo trecho do nome do arquivo, “vídeo-na-primeira-página”, e não perco a chance de conseguir ranquear para “seo-youtube” em um determinado momento.

Se a sua palavra-chave escolhida para usar no vídeo for menos genérica do que SEO Youtube, ótimo. Use apenas ela no nome do arquivo para não poluir com palavras desnecessárias.

Clique em Detalhes, no menu acima, para prosseguir ao seguinte passo.

Passo #4: Abrirá a tela Detalhes com vários campos de informação. Foque nos cinco primeiros, apontados pela seta na imagem abaixo.

youtube seo

Preencha os cinco campos da seguinte maneira:

Título: Digite a palavra-chave escolhida para o vídeo. Atenção: não precisa colocar o mesmo título que você vai inserir no Youtube. Foque em digitar apenas a palavra-chave.

No meu caso, coloquei o título do arquivo como “SEO Youtube Vídeo na Primeira Página”.

Legenda: Insira o mesmo que você colocou no campo Título.

Classificação: marque as 5 estrelas.

Marcas: são as tags ou etiquetas. Coloque algumas palavras-chave relacionadas ao vídeo, entre elas a palavra escolhida para ranqueá-lo. A cada palavra-chave, aperte enter ou separe com “;”.

Algumas tags que eu inseri no arquivo do vídeo foram: SEO Youtube Vídeo na Primeira Página; seo youtube; vídeo na primeira página;

Comentários: Escreva um comentário qualquer com a palavra-chave do vídeo no meio dele. Eu coloquei “Ótimo vídeo de SEO Youtube Vídeo na Primeira Página”.

Não precisa mexer no restante das informações.

Clique em Aplicar, ou OK.

Após fechar a tela de propriedades do arquivo, é interessante abrí-la novamente e checar se a barra de Detalhes está preenchida com as alterações.

Passo #5: Acesse o Youtube e faça login em sua conta.

Passo #6: No topo da tela, clique em Carregar para fazer o upload do seu vídeo.

Passo #7: Arraste ou insira o arquivo do vídeo que você acabou de editar, e enquanto ele carrega você deverá preencher as informações conforme detalhado abaixo.

----------------------------------------------------

ASSINE O INICIATIVA VIRTUAL GRATUITAMENTE
Junte-se a mais de 8.000 pessoas interessadas em empreendedorismo digital (100% Anti Spam)

Name
Email *

----------------------------------------------------

SEO para youtube

Título: Não se preocupe apenas em colocar a palavra-chave nele, igual fizemos nas propriedades do arquivo. Esse é o termo principal que as pessoas enxergam quando seu vídeo aparece nos resultados de busca do Youtube, portanto devem não apenas ser otimizados, mas atrativos.

Faça seu título diferente dos outros que já existem por aí, de forma que faça os usuários se interessarem e clicarem para assistir.

No caso do meu vídeo, coloquei o título SEO Youtube – Vídeo na Primeira Página em Um Dia.

Na primeira parte do título, coloquei a palavra-chave SEO Youtube, e na segunda, coloquei a outra palavra-chave “Vídeo na Primeira Página”.

O termo “em um dia” faz com que o usuário se anime para ver o vídeo e tentar aplicar as técnicas, afinal 1 dia é um prazo bem curto para otimizar e ranquear qualquer coisa na internet.

Descrição: Insira a palavra-chave do vídeo na primeira parte da descrição, e depois coloque as informações que achar necessário relacionadas ao vídeo.

No meu caso, coloquei a descrição: SEO Youtube – Vídeo na Primeira Página em Um Dia. Dicas SUPER básicas que farão seu vídeo aparecer na primeira página do Youtube.

Abaixo disso coloquei uma chamada a ação para acessar o curso que eu fiz para ganhar dinheiro com youtube, Youtube Para Negócios, e abaixo disso um link para o Iniciativa Virtual.

Caso você tenha conteúdo para adicionar na descrição, o Youtube gosta de descrições maiores, desde que seja relevante para o vídeo. Minha descrição está pequena, mas mesmo assim já estou ranqueando para a palavra Vídeo na Primeira Página.

Marcações: Neste campo, coloque algumas tags relacionadas ao conteúdo do seu vídeo, utilizando palavras-chave bastante buscadas. No meu vídeo coloquei as tags: seo youtube, youtube seo, vídeo na primeira página e primeira página do Youtube. Coloque quantas achar necessário.

Adicionar uma Mensagem ao Vídeo: Essa mensagem aparece no topo dos comentários do vídeo, e pode ajudar no SEO Youtube também. Para otimizar, insira nela uma frase com a palavra-chave desejada. No meu caso, digitei “Confiram! SEO Youtube – Vídeo na Primeira Página em Um Dia”.

Miniaturas de Vídeos: Não conta nada para o SEO Youtube, mas conta muito para que as pessoas queiram clicar no seu vídeo e, consequentemente, quanto mais visualizações, melhor para a otimização dele.

Caso seja seu primeiro vídeo publicado, pode ser que não apareça o link para Adicionar Miniatura Personalizada. Desta forma, escolha uma das miniaturas padrão e, após publicar o vídeo, é só ir em Gerenciador de Vídeos e clicar em Editar o vídeo desejado. Em seguida aparecerá a tela das informações e terá o link para carregar uma imagem de miniatura.

O ideal e mais chamativo é que sua miniatura seja personalizada. Por exemplo, sua foto ao fundo, e na frente uma arte chamando para o vídeo. No meu caso, minha miniatura foi com o logo do Youtube e um escrito SEO grande abaixo. Veja como ficou:

seo youtube

Passo #8: Clique em Publicar o vídeo

Passo #9: Em seu canal, vá em Gerenciador de Vídeos

vídeo na primeira página

Passo #10: Clique no botão Editar no vídeo que acabou de publicar

Passo #11: No menu acima, clique em Legendas e CC

Passo #12: Você não precisa adicionar legenda para o vídeo inteiro. É claro que se você estiver disposto será ótimo, mas se estiver sem tempo pode colocar uma única legenda no começo, com a sua palavra-chave, e pronto. O Youtube vai ler a legenda pois ela entra em formato de texto.

SEO Youtube – Adicionando legenda no vídeo

Ainda no passo #12, veja como fazer para adicionar a legenda ao seu vídeo no Youtube:

–  Abrirá uma tela para selecionar o idioma do seu vídeo, escolha Português e clique em Definir Idioma.

– Vá em Adicionar Novas Legendas ou CC

– Selecione Português

– Clique em Criar Novas Legendas ou Closed Captions para criar nova legenda

– Mostrará o seu vídeo e a linha do tempo dele abaixo, conforme imagem:

Primeira página do Youtube

– No campo para escrever a legenda, à direita, escreva a palavra-chave do seu vídeo. Por exemplo “SEO Youtube – Vídeo na Primeira Página”

– Clique no botão + em azul

– Na linha do tempo, aparecerá a legenda, que você pode arrastar para a direita ou esquerda e posicionar onde quiser no vídeo. Também pode aumentar ou diminuir o tempo que ela aparece. Coloque para mostrar no início, e deixe-a por aproximadamente 4 segundos, ou quanto achar necessário

Se quiser pode incluir legenda no vídeo todo, digitando cada legenda e apertando o + em azul. Depois é só posicionar cada uma onde quiser

– Clique em Salvar ou Publicar para inserir a legenda no vídeo

Pronto!

————————————————————————–

Atualização do post: Após alguns testes, percebi que ao invés de criar legendas você pode inserir a palavra-chave nas anotações do vídeo, e agora tenho preferido colocar assim. Crio 3 balões de diálogo nas anotações do vídeo, coloco a palavra-chave com alguma mensagem que faça sentido, e espalho os 3 pelo vídeo.

————————————————————————–

 

Depois de seguir estas estratégias de SEO Youtube, seu vídeo estará pronto para ranquear na primeira página! Simples, não?

Porém, não basta seu vídeo simplesmente aparecer na primeira página. Se você quiser ser um empreendedor online de sucesso, precisará encontrar maneiras de ganhar dinheiro com seus vídeos, afinal pelo trabalho que dá para gravar vídeos relevantes com conteúdo, é justo que você queira monetizar isso.

youtube para negócios

A boa notícia é que não apenas é possível ganhar dinheiro com o Youtube, mas tem pessoas fazendo a vida com isso, ganhando MUITO dinheiro com o Youtube.

Eu aprendi muitas técnicas que dá para aplicar do zero, e de fato funciona mesmo. Já estou no meu segundo mês gravando vídeos para o Youtube (comecei com outros canais para praticar e comprovar o método) e os resultados estão sendo surpreendentemente excelentes. Consegui comprar meu novo computador com isso, para você ter uma ideia =)

Como consegui isso? De muitas formas, começando por pesquisas por artigos, vídeos e sites que abordem o assunto.

Porém, quando eu realmente consegui rentabilizar meus vídeos e adquirir meu novo computador (só estou há 2 meses nisso de gravar vídeos para o Youtube, hein?), foi após utilizar o método do Gabriel Rockenbach, em que ele ensina com vídeo aulas simplificadas o método mais eficiente que encontrei até agora para ganhar dinheiro no Youtube. Eu não sabia praticamente nada, e com o método dele nos primeiros dias já tive resultados que, sinceramente, me chocaram.

Se você quiser dar uma olhada no que o Gabriel ensina, é só acessar aqui o site do Youtube para Negócios. Eu tenho a leve impressão de que você irá se surpreender também.

Espero ter ajudado, e deixe um comentário abaixo para dizer o que achou das estratégias de SEO Youtube que passei aqui. Caso este artigo tenha te ajudado, compartilhe com um amigo ou amiga que esteja precisando otimizar seus vídeos para o Youtube também.

 

Publicitária por formação, empreendedora digital por vocação e atuação. Aqui você encontrará relatos do meu cotidiano em uma das profissões mais recentes e inacreditáveis do mundo.

5 Comments

    • Karina

      13 de maio de 2015 at 3:06 pm

      Oi Rafael, tudo bem? Posso te ajudar sim, claro. Vai depender um pouco da palavra-chave que você escolheu, se for uma palavra extremamente concorrida pode ser que demore mais para ter seu vídeo na primeira página. Mas vou te dar mais duas dicas que comecei a fazer depois que gravei o vídeo, tente testá-las e veja se melhora. Caso tenha aplicado tudo isso e mesmo assim não resolva, pode ser interessante escolher uma palavra-chave menos concorrida, as longtail keywords são o melhor caminho. Tente essas duas dicas:

      – Adicione anotações no vídeo colocando a palavra-chave com uma frase que faça sentido. Crie 3 balões de diálogo nas anotações, coloque o texto e espalhe-os durante o vídeo (um no começo, outro no meio e outro no final)

      – Faça uma busca nos primeiros vídeos colocados para a sua palavra-chave. Acesse cada vídeo, clique com o botão direito do mouse na tela e clique em Exibir Código Fonte. Na tela que abrir, dê CTRL + F, e busque por “keyword”. Aparecerão 2 resultados, no segundo resultado aparecerão todas as tags daquele vídeo. Copie as tags do vídeo que tenham a ver com o seu vídeo também, e cole-as no campo de tags do seu vídeo. Faça isso com todos os primeiros vídeos ranqueados, e use as mesmas tags que eles.

      Espero que te ajude! Qualquer dúvida é só chamar.
      Boa sorte!

      Responder

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.