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Lista de E-mail: Alto Poder de Vendas

A lista de e-mail, também conhecida como e-mail marketing, já é grande conhecida de quem trabalha na área de Marketing Online há algum tempo. É de extrema importância que eu destaque essa técnica de marketing na internet tão eficiente, se aplicada da maneira correta, aqui no Iniciativa Virtual.

Caso você ainda não esteja fazendo e-mail marketing, ou melhor, trabalhando a sua lista de e-mail segmentada, trate de começar assim que terminar de ler este artigo. Caso já esteja, veja aqui como você pode se certificar de que esteja recebendo a melhor taxa de conversão possível proveniente da sua lista de e-mails.

lista de email

O que é lista de e-mail segmentada?

Você ter uma grande lista de e-mail de pessoas que se cadastraram por livre espontânea vontade em sua página, pode ser uma arma poderosa para ganhar dinheiro em suas mãos. É possível definir o e-mail marketing de várias formas, mas basicamente funciona desta mandeira: você oferece algo para os usuários e para receber este “prêmio” as pessoas só precisam te fornecer o e-mail delas. Este brinde pode ser um Ebook grátis, um vídeo ou algum benefício que o público do seu site gostaria de ganhar. Portanto, algo que tenha a ver com o seu nicho.

Cada pessoa que se cadastra vai para sua lista de e-mail, que estará hospedada em algum programa que você contrate ou registre-se gratuitamente (falamos sobre isso mais pra frente). Cada e-mail que você manda para os (possíveis) clientes, é uma esperança de vender algo e continuar com os seus negócios.

Por isso, o que os profissionais da área fazem é criar um follow-up de mensagens, onde cria-se uma quantidade de e-mails prontos, informativos, que as pessoas que se cadastrarem em sua lista de e-mail receberão independente do dia, na ordem que você escolher, e dentro do prazo que você quiser.

O e-mail marketing também envolve o atendimento ao cliente, em caso de lojas virtuais ou site de vendas de algum produto, no atendimento por e-mail individual e personalizado, quando o cliente (ou futuro cliente) entra em contato com você por e-mail.

Por que você deve focar em ter uma lista de e-mails?

Em um site que trabalhe corretamente as principais formas de divulgação na internet, como SEO, e-mail marketing, banner e afiliados, possui em média 23% da conversão de suas vendas provenientes de ações de e-mail marketing e newsletter. A maior parte vem dos motores de busca, dos resultados orgânicos do Google, Yahoo, etc.

Se isso não for suficiente para você perceber que está perdendo dinheiro quando não se preocupa em ter sua lista de e-mail, saiba que muitas vezes dependendo do produto, da segmentação da sua lista de e-mail e da forma de divulgação, esta estatística de 23% de conversão pode ser o triplo.

É uma estratégia muito eficiente, principalmente pelo fato de que as pessoas que se inscreveram em sua lista o fizeram porque quiseram, porque se interessam pelo conteúdo do seu site, se interessam pelo brinde que você ofereceu de início. Isso faz com que sua lista seja altamente segmentada, 100% voltada a pessoas que tenham interesse no seu conteúdo e no que você tem a dizer. Esta é a grande sacada.

De nada adianta você comprar aquelas listas gigantes de empresas que vendem e-mails “segmentados”, pagar uma grana e ter resultados pífios em conversões. Estas listas são segmentadas por Região, Sexo, Idade e, no máximo, por profissões. Porém, no Marketing Online quando falamos em nicho e segmentação, é para ir mais além. “Eu não quero falar com todos que morem naquela cidade, mas quero falar com todos que morem lá e que sejam apaixonados por Harley Davidson”. “Eu não quero falar com 500.000 mulheres, eu quero falar com mulheres que estejam interessadas em tutoriais e dicas para cabelos”.

Uma vez um possível cliente da minha agência me disse em uma reunião que possuía uma lista de e-mail de 1 milhão de pessoas, segmentada por região e bla bla bla. Eu ia falar que ele não iria precisar dessa lista comigo, mas quando ele disse que havia pago R$ 10.000,00 por ela, achei melhor não ficar quieta para não desapontá-lo. No final não fechamos nada e ele não levou pra frente o projeto.

Então o e-mail marketing realmente é uma grande ferramenta se aplicado na forma correta. Ele mantém seu site na mente dos seus clientes (potenciais). Além disso, se você decidir mais pra frente partir para produção de produtos digitais, é a ferramenta mais incrível para fazer lançamentos e converter muito.

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Como fazer e-mail marketing

Construindo sua lista de e-mail

O primeiro e mais importante passo para a construção de sua lista de e-mail é torná-la extremamente fácil para se inscrever. O usuário não deve precisar clicar em nada pra ver a opção de se cadastrar, o ideal é colocar em um pop up para aparecer depois de um tempo na página, ou inserí-la na sidebar do seu blog.

Precisa ser visível, chamativa e fácil. Reduza os campos de formulário a, no máximo, nome e e-mail. Mais do que isso já pode diminuir muito a predisposição dos usuários em se inscrever. Se tiver só o e-mail já está ótimo, pra ser sincera.

Existem várias opções para você tentar em seu site e fazer com que seu formulário de lista de e-mail seja bem visível a todos. Só tome cuidado para não ficar muito exagerado a ponto de incomodar o seu usuário, você não quer que ele se irrite com seu site e acabe saindo sem voltar. Por isso, aja com bom senso sempre. Mesmo que signifique mais conversão, outros usuários podem estar se incomodando e isso não seria bom para a sua página.

Problemas de Envio

Nos últimos anos forma aplicadas diversas ferramentas de segurança nos serviços de email em geral, para garantir que os usuários recebam o mínimo possível de Spam. Isso é algo que você deve começar a se preocupar quando sua lista for crescendo, pois enviar e-mails iguais para muitos usuários ao mesmo tempo pode facilmente ser classificado como Spam pela maioria dos serviços de e-mail. Portanto, garanta que seus e-mails chegarão para sua lista inteira, na caixa de entrada dos usuários. Infelizmente os programas gratuitos para envio de newsletters não são eficientes nesse caso, pois acabam tendo uma taxa muito alta de e-mails indo para Spam.

Para previnir este tipo de problema e não perder vendas nem dinheiro, eu costumo usar em meus sites o Leadlovers, que é uma ferramenta excelente para este trabalho. No Leadlovers não tenho problema nenhum em enviar mensagens para milhares de pessoas, pois a taxa de envio para a caixa de entrada dos destinatários é altíssima.

É um investimento considerável, mas vale a pena. Você não contratar um serviço como esse pode parecer uma economia no começo, mas na verdade é prejuízo, pois você poderia ganhar muito dinheiro com essa lista e acabou preferindo “economizar” alguns reais. Não precisa ser o Leadlovers, apesar de eu gostar bastante e não ter problemas, existem outros serviços parecidos que podem funcionar muito bem.

 

Conteúdo da sua lista de e-mail

Certifique-se de que o conteúdo dos e-mails que envia à sua lista de e-mail seja engajante e que agregue valor para os usuários. Caso contrário eles podem clicar para se desinscrever e você perde e-mails em sua lista.

Uma das coisas mais importantes a fazer é manter o conteúdo do seu e-mail envolvente. As pessoas devem querer ler seus boletins ou outros e-mails. Isso se resume a manter um equilíbrio saudável entre o conteúdo promocional e informativo. Esta pode ser uma linha fina para andar, mas vale bem a pena o esforço.

 

Veja abaixo algumas dicas de como você pode manter seus leitores interessados:

Seja pessoal; mantendo um tom pessoal tende a repercutir mais com o seu número de seguidores e parece aumentar as conversões de cliques bastante;
Interaja com o seu assinante; você pode fazer isso por exemplo pedindo feedback ou oferecendo descontos especiais;
Envie avisos; se quiser falar algo sobre um produto ou serviço, ou sobre algo digno de ser citado por você ao seu público, mantendo uma constância nos e-mails informativos, você com certeza terá mais credibilidade para os usuários;
Compartilhe o seu conhecimento; Eu acho que este é provavelmente o mais importante. Compartilhando seus conhecimentos fornece mais valor ao seu conteúdo perante os olhos dos seus usuários. Eles tem acesso à informação, e você ganha credibilidade.

Envie e-mails que sejam amigáveis para dispositivos móveis
O uso de dispositivos móveis está crescendo em larga escala no mercado de e-mail, com quase 50% de todas as newsletters sendo abertas pelo celular. Sendo assim, é preciso que você se certifique de que o conteúdo de sua lista de e-mail seja visualizado perfeitamente em todos os dispositivos móveis. Muitos serviços de email já oferecem a função de você escolher modelos padrão responsivos, pode ser uma boa fazer o teste. Além disso, preste atenção no tamanho do título do e-mail, para garantir que nos dispositivos móveis não será cortada.

A / B testar seus e-mails
Cada site é diferente e, portanto, os usuários também são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Desta forma, é importante testar o que funciona e o que não funciona. Não adianta você pressupor que o que fez primeiro está funcionando, sem saber como seria de outro jeito.
Faça testes A/B sobre o título do assunto de cada e-mail,  é uma ótima maneira de testar qual vai ter uma taxa de abertura maior. Isso já é um grande primeiro passo para a otimização da sua lista de e-mail. Acredito que praticamente todas as empresas que oferecem serviços de e-mails tem a ferramenta do teste A/B sobre o conteúdo (corpo) de um e-mail. E isso é, obviamente, a melhor maneira de saber como otimizar o seu texto para obter uma taxa de abertura maior.

Por hoje é isso, espero que tenha esclarecido essa questão da lista de e-mail, e você pode começar a sua já caso ainda não tenha feito.

Se tiver algo a acrescentar (sempre tem mais!) deixe um comentário aí embaixo.

 

Publicitária por formação, empreendedora digital por vocação e atuação. Aqui você encontrará relatos do meu cotidiano em uma das profissões mais recentes e inacreditáveis do mundo.

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