Em alta

Fotos para capa do Facebook

Fotos para Capa do Facebook – Problema de Resolução

Hoje fui criar uma fanpage para um novo projeto que estou desenvolvendo, e me deparei com um problema bastante chato com as fotos para capa do Facebook.

É possível que outras pessoas também tenham essa dúvida, então decidi escrever esse artigo para mostrar como eu resolvi o problema e agora consigo postar fotos para capa do Facebook com boa resolução.

A questão é que não importava o tipo de arquivo da foto que eu tentava adicionar à capa da fanpage, todas ficavam com uma aparência embaçada e muito antiprofissional.

Busquei em sites em inglês diferentes soluções para conseguir postar fotos para capa do Facebook com boa resolução, de forma que ficassem mais profissionais.

Porém, a maioria das soluções apresentadas não resolviam meu problema.

Em alguns lugares diziam para eu não fazer upload da imagem em JPEG, por ser um tipo de arquivo que perde muitas propriedades de cores e resolução ao ser comprimido pelo sistema de compressão do Facebook.

Realmente, isso é verdade, mas mesmo tentando publicar fotos para capa do Facebook em PNG, TIFF e GIF, que são extensões de arquivos consideradas mais “seguras” nesse caso de perda de resolução, de nada adiantou no meu caso.

Continuei a busca por mais ideias de como poderia resolver, e me deparei com a informação de que deveria publicar fotos para capa do Facebook com largura maior do que 2048px.

Tentei fazer upload de imagens nessa largura e em formatos diferentes de JPEG, e ainda assim saiu tudo embaçado!

Tentei salvar como PNG 24, PNG 32, e nada.

Li muuuuitas dicas e sugestões de diferentes sites, testei todas e nenhuma resolvia meu problema de baixa resolução da imagem no Facebook.

Já estava ficando sem esperanças de que poderia publicar fotos para capa do Facebook com uma resolução que ficasse bonito e profissional.

Até que, finalmente, encontrei uma boa solução, e vou mostrar aqui para vocês exatamente como você pode incluir fotos para capa do Facebook com uma resolução de qualidade, para que sua página fique mais profissional e elegante.

Como publicar Fotos para capa do Facebook com boa resolução

Na verdade a solução é muito simples, eu só precisava ter acesso a essa informação para conseguir concluir o upload com sucesso, com a imagem em boa resolução.

Em primeiro lugar, sim, é importante salvar a imagem como PNG 8 ou PNG 24 para garantir a qualidade da foto ao passar para o Facebook.

Eu utilizo o programa Fireworks, da Adobe, que me permite escolher o tipo de arquivo em que preciso salvar.

Se você também usa o Fireworks, basta clicar em File > Image Preview e, em Options, à esquerda, escolher o formato que deseja salvar.

Salvar capa para o Facebook

----------------------------------------------------

ASSINE O INICIATIVA VIRTUAL GRATUITAMENTE
Junte-se a mais de 8.000 pessoas interessadas em empreendedorismo digital (100% Anti Spam)

Name
Email *

----------------------------------------------------

Tem várias opções, e sua escolha vai depender do objetivo da imagem que está salvando, como ela será utilizada.

No nosso caso aqui, como é para foto para capa do Facebook, você deve escolher PNG 8 ou PNG 24.

Porém, tem um outro detalhe, e basta que isso esteja ok para sua foto de capa na fanpage ser incluída com sucesso.

O Facebook aplica o sistema de compressão de imagens quando as mesmas tem mais de 100KB de tamanho.

Desta forma, se a sua imagem for menor do que isso, bingo! Ela não será passível de compressão pelo sistema da plataforma, fazendo com que você tenha mais controle sobre a resolução da mesma na capa do Facebook.

Em relação a minha foto para capa do Facebook, quando salvei em PNG 24 (que fornece uma resolução melhor do que PNG 8, principalmente se a imagem tiver pequenos efeitos de gradiente), o tamanho dela ficou muito maior do que os 100KB que o Facebook exige.

Ao mesmo tempo, quando salvei em PNG 8, ficou bem abaixo dos 100KB, só que o fundo da imagem tinha um pouco de gradiente então não ficou exatamente como eu queria, apesar de já ter resolvido 80% do problema em relação as imagens anteriores.

Portanto, a solução foi salvar em PNG 24, que ficou com uma resolução perfeita, e com o auxílio da ferramenta gratuita de compressão de arquivos PNG do site TinyPNG , consegui deixar meu arquivo com 99.1KB.

Comprimir fotos para capa do Facebook

Quando for publicar no Facebook, ao invés de já incluir como foto para capa da fanpage direto, faça o seguinte: vá em Fotos, clique em Adicionar Foto, e na página que abrir terá uma opção para marcar Alta Qualidade.

Publicar no Facebook foto

Dê um check nesta opção e publique a foto.

Depois vá na capa da sua página e clique para “adicionar a partir de fotos”, selecione a imagem que você acabou de publicar, e pronto!

Ao publicar no Facebook para fazer o teste, constatei que a imagem ficou 99% igual o que eu queria.

Não ficou perfeita, mas ficou muito melhor do que antes e com uma aparência bem mais profissional.

Então resumindo, como publicar fotos para capa do Facebook com boa resolução:

  1. Salve em PNG 24 e, se o arquivo ficar maior que 100KB, faça a compressão no TinyPNG;
  2. Tenha certeza de que seu arquivo está menor do que 100KB;
  3. Adicione como uma foto na sua página, e marque a opção “Alta Qualidade”;
  4. Configure sua foto de capa a partir da imagem adicionada.

Espero que essas dicas ajudem muita gente! Compartilhe com seus amigos se te ajudou também 🙂

Publicitária por formação, empreendedora digital por vocação e atuação. Aqui você encontrará relatos do meu cotidiano em uma das profissões mais recentes e inacreditáveis do mundo.

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.