Em alta

lindo formulário de captura para email

Formulário de captura bonito (Aweber, etc)

Neste artigo falarei sobre a importância de se ter um lindo formulário de captura de e-mails em seu site, de forma a garantir que você consiga muitos leads diariamente.

Para quem utiliza o Aweber, como eu, pode ser muito frustrante utilizar os templates prontos fornecidos pela empresa. Não são feios, mas tem uma aparência um pouco antiga, talvez simples demais. Pior do que isso, quem já passou pela situação de criar um formulário por lá sabe que o modelo que você enxerga no painel do Aweber nem sempre fica igual em seu site.

Você cria um site maravilhoso com um tema premium super moderno, e na hora de implementar o formulário de captura, seja na barra lateral ou no conteúdo, vê algo totalmente distorcido do restante do site, como se não pertencesse àquele layout. Era assim que eu sentia nos primeiros formulários que criei.

Porém, a grande mágica de você trabalhar com sites e blogs em WordPress são os plugins, que proporcionam recursos infinitos para você utilizar como bem entender, de graça e muito fáceis de instalar e fazer funcionar. Assim, não precisei fazer uma busca muito aprofundada para encontrar um plugin que me proporcionou criar um lindo formulário de captura gratuitamente. Na verdade, ele proporciona que você crie vários formulários de captura, de diferentes posicionamentos. Por exemplo incorporado na sidebar, incorporado no conteúdo, janela fixa no canto inferior da tela, formulário em popup e etc. São várias opções de uso e alguns layouts gratuitos muito bonitos e de fácil conversão.

Criando um lindo formulário de captura com o Mail Munch

O MailMunch é o plugin gratuito que encontrei para esta função, e se adequa muito bem ao que eu preciso. O único contra é que a versão gratuita não permite que tire o logo deles, que se encontra abaixo do formulário, mas aqui a direita na sidebar você pode ver no meu formulário de captura que não atrapalha quase nada. Se quiser pagar, poderá remover o logo e ter acesso a outros lindos formulários de captura. Faça o download do MailMunch aqui.

É possível integrar o MailMunch com os principais sistemas de captura de leads, como o Aweber, que é o que eu uso, e também com o MailChimp, Constant Contact, Infusion Soft, Get Response e Campaign Monitor. O processo é super simples, basta você autenticar sua conta do serviço de email que usar com o painel do seu formulário criado no MailChimp.

Passo a passo para criar um lindo formulário de captura

1) Instale o plugin Aweber Forms by MailMunch em seu site, e ative-o.

2) Aparecerá no menu à esquerda o link Aweber. Clique nele.

3) Clique para adicionar um novo formulário (Add new Form)

4) Você será redirecionado ao painel de criação de formulário do MailMunch, que aparecerá como na imagem abaixo:

MailMunch

 

5) Escolha uma das opções, que são:

– Popover: abre um formulário popup em qualquer página de seu site

– Ebedded: incorpora um formulário no conteúdo do seu site

– Topbar: insere um formulário de captura em uma barra fixa no topo ou abaixo do seu site

– Scrollbox: coloca o formulário no canto do site como se fosse uma mensagem

– Sidebar: incorpora um formulário na barra lateral

Lembrando que você pode criar vários formulários, mesmo na versão gratuita, podendo usar quantos desses recursos quiser.

6) Na próxima tela, escolha o layout que gostaria para o seu formulário, como mostra na imagem abaixo:

criar formulário de captura

----------------------------------------------------

ASSINE O INICIATIVA VIRTUAL GRATUITAMENTE
Junte-se a mais de 8.000 pessoas interessadas em empreendedorismo digital (100% Anti Spam)

Name
Email *

----------------------------------------------------

Só tem essas duas opções na versão gratuita, mas na minha opinião já são bem mais bonitos do que os que o Aweber oferece, e você sempre pode adquirir a versão paga se quiser ter mais opções.

7) Na próxima página (vide imagem abaixo), coloque o texto do seu formulário. À direita aparece a prévia do seu formulário.

captação de leads

 

– Headline: o título chamativo do seu formulário

– Description: o texto que descreve o título

– Background color: escolha uma cor de fundo para o box do formulário

– Form fields: escolha se deseja incluir apenas o campo de email, ou se tem um código HTML para inserir mais campos. Para captura de e-mails geralmente não é necessário nem o campo Nome, uma vez que apenas 1 campo converte mais usuários

– Label: caso queira que apareça a “etiqueta” do campo email acima do campo. Marque o checkbox de Show Label para ver como ficaria

– Placeholder text: digite o texto que deverá aparecer dentro do campo do email

Continuando nos campos abaixo…

criar formulário

 

– Button Text: o texto que aparecerá no botão amarelo. Deve ser algo que instigue o usuário a clicar e concluir o cadastro

– Button color: escolha a cor do botão conforme sua preferência

– Button text color: escolha a cor do texto do seu botão

– Success screen headline: título da mensagem de agradecimento pelo cadastro

– Success screen message: mensagem de agradecimento pelo cadastro

– Remove MailMunch Logo: caso você queira continuar na versão gratuita do plugin, não marque este box. Caso queira adqurir a versão pro, pode clicar e depois vão solicitar o pagamento.

8) Clique em Next Step e vá para a página de Informações Básicas

9) Preencha os campos conforme solicitado. Tenha certeza de que a opção Activate Optin Form esteja marcada, para que seu formulário fique ativo.

10) Em

11) Deixe marcadas as 3 visualizações do plugin (desktop, mobile e tablet) para funcionar

12) Clique em Next Step, e clique no serviço de email que você utiliza, conforme mostrado na imagem abaixo. Caso não use nenhum deles, clique em Skip This Step, e você poderá usar o próprio serviço do MailMunch (tem versão paga e gratuita)

sistemas de leads

13) Caso escolha usar um dos sistemas, autentique-se para o MailMunch associar sua lista de e-mail ao seu site

14) No próximo passo aparece a página dos planos. Continue no básico para não pagar nada, e clique em Finish Setup

15) Automaticamente ele voltará para o painel do seu site, e mostrará o novo formulário de captura criado e em funcionamento

Veja o resultado do novo formulário de captura mostrando o Iniciativa Virtual de exemplo:

lindo formulário de captura de email

 

E aí, gostou do resultado? Na minha opinião esse modelo é muito mais bonito do que qualquer template do Aweber, e ainda ajuda bastante no aumento de conversões!

Deixe um comentário e me diga se já usou este plugin ou se usa algum outro que te dê melhores resultados. Conte suas experiências.

Publicitária por formação, empreendedora digital por vocação e atuação. Aqui você encontrará relatos do meu cotidiano em uma das profissões mais recentes e inacreditáveis do mundo.

2 Comments

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.