Em alta

Dicas de SEO para 2015

5 Dicas de SEO para 2015 que não te contaram

Neste artigo vou te passar 5 dicas de SEO para 2015, que você pode aplicar para esse ano que já começou há alguns meses, mas ainda está em tempo de agir.

Quando se trata de SEO, todos estão sempre atrás das novidades mais recentes, uma vez que os algoritmos do Google estão em constante mudança, atualizados mês a mês. Geralmente, as mudanças não são tão significantes, mas em alguns momentos elas são um balde de água fria nos profissionais de SEO, onde o que eles conheciam não existe mais. Já aconteceu, e pode acontecer de novo a qualquer hora. Por isso, o ideal é ficar atualizado.

De uma perspectiva do Marketing, o SEO está muito vivo e ficará assim para sempre, porque os buscadores são fontes extremamente confiáveis aos usuários, principalmente seus resultados de busca orgânicos. Isto porque, com o constante desenvolvimento de seus algoritmos, criados com o intuito de garantir que os primeiros sites a aparecerem em seus resultados sejam os melhores que eles possam exibir, os usuários passaram a confiar em seus resultados, especialmente em relação ao Google, e os webmasters e empreendedores digitais costumam obter excelentes resultados, financeiramente falando, de cliques vindos deste meio.

Dicas de SEO

Como o pessoal está sempre em busca de novas estratégias, decidi criar este artigo com as 5 dicas de SEO para 2015 que eu considero mais importantes, além daquelas outras que quem conhece SEO já sabe. Quando falo de dicas de SEO para 2015, são estratégias White-hat, pois jamais passaria técnicas Black-hat para vocês, afinal elas não são boas, mesmo que funcionem por um tempo. O fato de você poder ser banido completamente do Google não é muito agradável.

Se você é um profissional de SEO, não precisa ficar com medo de nenhum algoritmo se aplica apenas técnicas White-hat, e o que aconteceu após os algoritmos Panda (em 2011) e Penguin (em 2012) é que muitos sites perderam dezenas de posições por conta de estratégias não muito amigáveis que utilizavam, e que os novos algoritmos puniram. Então vamos ver quais são as 5 dicas de SEO para 2015?

As 5 melhores Dicas de SEO para 2015

1) Atualize seu conteúdo regularmente

Conteúdo Relevante

Essa é a dica número um, porque funciona para mim e os mecanismos de busca recomendam altamente que você atualize seu conteúdo constantemente. O que quero dizer com “atualizar o conteúdo”? Simplesmente abra alguns artigos do seu blog, ou páginas do seu site, alguns dias após publicar, e insira uma nova imagem, uma nova frase ou vídeo na publicação. Isso fará com que os bots dos buscadores voltem para o seu site para indexar o novo conteúdo. Funciona muito bem, você poderá ver uma melhora nos rankings do seu artigo/página se fizer isso com frequência. O ideal é tentar atualizar os posts menos populares a cada 2 meses, e os mais populares a cada 3 meses. Porém, caso você queira subir de ranking mais rápido nos buscadores, recomendo que altere seus artigos semanalmente. Dá um trabalho, mas pode valer a pena. É uma estratégia de SEO amigável e algo original a se fazer, por isso é uma das dicas de SEO para 2015 mais importantes que eu posso dar.

2)  Inclua um vídeo em seu post

Vídeos no Post

Esta é uma das melhores dicas de SEO para 2015, e inclusive apliquei ela aqui neste artigo! Crie um vídeo de algo relacionado ao seu blog. Escreva um artigo sobre o vídeo, pegue o link permanente dele e deixe-o salvo como rascunho. Depois, faça upload do vídeo no Youtube, Vimeo, Dailymotion, Viddler, Ustream, e outros de sua preferência, mas em 4 já está bom. Estes são sites bem populares de compartilhamento de vídeos, com milhões de visitantes diários buscando vídeos de diversos assuntos e nichos. Adicione na descrição desses vídeos o link permanente para o artigo que você escreveu e salvou como rascunho, com uma chamada para os usuários lerem mais informações sobre o que o vídeo fala. Depois, vá no rascunho do seu artigo e incorpore o vídeo do Youtube nele (o Google adora o Youtube e dá uma certa preferência, apesar de não admitir), junto com o texto do post. Publique o artigo em seu site/blog, já com os vídeos publicados nos 4 sites. Isso irá ajudar bastante no posicionamento do artigo/página, uma vez que terá 4 links vindos de um único vídeo criado, de 4 plataformas diferentes, principalmente se os seus vídeos receberam bastante visualizações, o que gerará milhares de leitores em seu blog lendo o artigo. Além disso, ter um vídeo em seu blog, de preferência do Youtube quando falamos sobre Google, atrai os bots dos buscadores e dá exposição extra ao seu artigo.

----------------------------------------------------

ASSINE O INICIATIVA VIRTUAL GRATUITAMENTE
Junte-se a mais de 8.000 pessoas interessadas em empreendedorismo digital (100% Anti Spam)

Name
Email *

----------------------------------------------------

Veja abaixo o vídeo em que eu falo exatamente sobre o assunto deste artigo, dicas de SEO para 2015.

 

3) Crie E-books e Apresentações

Criação de Ebooks

Mais uma entre as 5 dicas de SEO para 2015 que eu posso dar para vocês. Hoje em dia o SEO precisa ser usado de forma amplificada e você deve ser mais social, mais natural e mais solícito com seu público. Se você realmente deseja melhorar o ranking do seu site/blog nos resultados de busca orgânicos, então separe um tempinho dos seus dias para escrever um Ebook ou produzir algum tipo de conteúdo relacionado ao seu nicho. Após criar um Ebook de 10 a 20 páginas, faça upload dele em todas as plataformas que ofereçam Ebooks gratuitos. É claro que, ao salvar seu Ebook, você deve se lembrar de colocar o link do seu site nele, assim como em seu perfil nessas plataformas, e conseguirá um monte de backlinks rapidamente. Com uma breve busca no Google você poderá encontrar dezenas de sites, em português e inglês, onde pode publicar o seu Ebook e distribuí-lo gratuitamente, em troca de divulgação gratuita para o seu blog e backlinks naturais aos montes, o que poderá ajudar em seu SEO. Para ajudar a complementar as dicas de SEO para 2015, vou passar abaixo alguns em português que conheço:

– www.elivros-gratis.net

– www.dominiopublico.gov.br

– www.widbook.com

– www.portugues.free-ebooks.net

Além dos Ebooks, outra oportunidade que você pode aproveitar para conseguir backlinks é criar apresentações em Power Point relacionadas ao seu nicho, colocar nelas o link para o seu site e publicar gratuitamente em sites de compartilhamento de apresentações, mais comuns lá fora do que no Brasil, mas ainda assim você pode se beneficiar bastante deles. Segue abaixo alguns sites estrangeiros que conheço, e se pesquisar a fundo é possível encontrar sites brasileiros também:

– www.slideshare.net

– www.slideworld.com

– www.powershow.com

– www.slideboom.com

– www.sliderocket.com

– www.slideroll.com

[mailmunch-form id=”51113″]

4) Utilize a ferramenta Fetch as Google

Fetch as Google

Se você quer que o Google encontre seu artigo assim que ele for publicado, ao invés de precisar aguardar alguns dias para que isso aconteça, você mesmo pode dar uma forcinha através do Google Webmaster Tools. Faça login em sua conta, e terá uma opção “Fetch as Google”, que faz um trabalho incrível quando o assunto é indexar uma página no Google.Você coloca lá o URL da sua Home ou de qualquer página/post do seu site, e o Google irá indexá-la imediatamente para aparecer nos resultados de busca no mesmo instante.

Para fazer isso, vá em sua conta no Google Webmaster >> Clique no site que você deseja ver >> No menu à esquerda, encontre >> Crawl >> Fetch as Google >> já aparecerá a sua URL principal alí, portanto se quiser fazer com a página principal mesmo é só deixar o campo em branco e clicar em “Fetch”. Após clicar, o Google irá dizer se o seu site foi acessado ou não.

Este processo costuma ser bastante útil para sites novos ou artigos recém publicados no blog, pois com certeza os bots do Google demoram um tempo para indexar o conteúdo novo de todos os sites e blogs, por isso se você der um empurrãozinho dá uma adiantada excelente.

5) Construa backlinks rápidos, porém naturais

Backlinks Naturais

Você pode ter a otimização On-Page mais bem feita possível, com títulos e conteúdo otimizados, meta description, densidade de palavras-chave, similaridade de palavras-chave, links internos e compartilhamentos em redes sociais, etc. No entanto, caso você não esteja construindo backlinks naturais e de qualidade para o seu site de tempos em tempos, você não pode contar com um bom ranking no Google por muito tempo. Portanto, tenha em mente que é necessário utilizar todos os recursos disponíveis para fazer um bom trabalho de backlink. Então vou passar abaixo alguns sites que eu conheço, onde você pode conseguir links rápidos e naturais de forma simples em comentários, sendo links Dofollow, sites & .edu/.gov, etc. Com eles você consegue backlinks gratuitos e melhora seu posicionamento nos mecanismos de busca:

dropmylink.com

Neste site você pode colocar sua palavra-chave e selecionar a categoria da lista de recursos disponíveis, e aí mostrará os sites e blogs onde você pode comentar ou postar algo para obter um backlink, ou um simples link.

Mais um site que você pode usar para encontrar foruns relevantes de acordo com seu nicho para construir backlinks é o:

boardreader.com

Neste site você pode encontrar os fóruns mais relevantes, em inglês, para sua palavra-chave principal. Apenas digite sua palavra-chave e veja uma lista instantânea dos fóruns onde você pode participar e criar backlinks.

É isso, estas são as 5 dicas de SEO para 2015 que eu considero muito úteis e importantes para você ter conhecimento. Apesar dos sites de referência serem em inglês, são os que eu conheço melhor e uso há algum tempo, e costumam funcionar para mim. Espero que você tenha gostado das dicas de SEO para 2015, e coloque-as em prática assim que possível. Boa sorte!

20 Comments

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.